Hard Skills x Soft Skills


Okay, Okay, este é um assunto bem falado nos últimos tempos e existem milhares (sim milhares) de textos sobre isso na internet, só que não é tão simples assim interpretar o que está sendo dito (ou escrito), devemos ampliar nossa visão um pouquinho para entender o que se passa pois, esses termos (hard e soft skills) surgem mais fortes ainda no cenário em que vivemos. Pandemia? Ahhh se fosse só isso... mas além da pandemia temos os cenários de mundo V.U.C.A. e Organizações 4.0!!!!


Uma breve descrição: mundo VUCA (ou VICA – volátil, incerto, complexo e ambíguo) e nas organizações 4.0, que são aquelas que aplicam a inovação em seus processos, como inteligência artificial, controle, automação e outras tecnologias.

Diante de tudo isso precisamos adaptar nossa forma de atuar (adaptabilidade é uma soft skill inclusive) e as empresas já estão alterando sua forma de contratar!!!! Fiz um post no instagram onde tinha a frase “Contrata-se pelo currículo e demite-se pelo comportamento”? Então, é isso!


Focando no ponto do texto: Hard X Soft


Hard skills são habilidades técnicas, tangíveis, você aprende na sala de aula, na faculdade, cursos, livros, apostilas e até no trabalho. Elas são avaliadas no processo seletivo e comparadas com as dos outros.

Exemplos: Contabilidade, Enfermagem, Finanças, Mecânica, Engenharia, Direito etc.


Soft skills são mais difíceis de quantificar e reconhecer, são habilidades sociais e comportamentais, ou seja, atributos pessoais relacionados ao trabalho e à sua interação com as outras pessoas (equipe por exemplo). Muitas vezes elas são naturais, mas, também podem ser desenvolvidas (treinadas) a partir de atitudes e escolhas adequadas (Inteligência Emocional e Inteligência Comportamental).

Exemplos: Negociação, Liderança, Colaboração, Engajamento, Flexibilidade, Ética, Adaptabilidade, Persuasão etc.


Hard e Soft skills são igualmente importantes para um ambiente de trabalho produtivo. Portanto, o objetivo é que cada líder conte com um equilíbrio ideal entre suas habilidades técnicas, sociais e comportamentais e estimule isso em suas equipes também.

É importante saber que, dentro de uma corporação, tanto as hard quanto as soft skills podem ser desenvolvidas de várias e diferentes maneiras. É importantíssimo entender quais são os impactos que elas causam em cada setor da empresa, identificar o que pode ser melhorado e trabalhar para aplicar as soluções corretas.


Explicado! Entendido?


Aqui, na Conecte Desenvolvimento Humano, temos treinamentos personalizados, focados na necessidade de cada empresa, além de treinamentos pré-formatados como Técnicas e Comportamento de Vendas, Formação de Líderes de Varejo, Formação de Líderes e Sucessores, todos trabalhando as Hard e Soft Skills, além do assessment comportamental Wake-up! uma ferramenta completa que mostra quem você é, como você usa isso no mercado que está inserido, o que esse mercado te pede e como vai montar um plano de ação usando todas essas informações para atingir seus objetivos! Entre em contato e saiba mais.


Até a próxima!

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo