Autoconhecimento - Soft Skill


Talvez a principal soft skill de todas, para mim o autoconhecimento é a base, não só para as outras soft skills, mas também para seu crescimento e para tudo que projetamos para nossa vida, seja no âmbito pessoal ou profissional. Tendo ele você será capaz de traçar metas e objetivos com maior clareza, sabendo quais caminhos percorrer, fazer ajustes de rotas, como se comportar e ter as melhores estratégias para alcançá-las.


Autoconhecimento ou conhecimento de si é buscar conhecimento e entendimento sobre você mesmo, e isso é fundamental no alcance do equilíbrio. E os benefícios disso são enormes, você vai conhecer sua própria personalidade, o que te motiva e o que te desanima, descobrir suas capacidades, suas qualidades e, também o que falta ou precisa ser melhorado, se as escolhas que fez está de acordo com seu propósito, se está no melhor caminho e por aí vai uma infinidade de visões que pode se abrir.


“Quanto mais me conheço, mais consigo me colocar no mundo, fazendo o que gosto e sendo o meu melhor.”

Esta frase acima ilustra sobre a importância do autoconhecimento e, essa consciência de si permite que o indivíduo desenvolva o seu máximo potencial e através de sua alta performance alcance o sucesso e realização pessoal e profissional.


Vamos ampliar um pouco, autoconhecimento se refere à consciência de sua essência como ser humano em sua totalidade; seus medos, seus defeitos, qualidades, limitações, talentos, crenças, preferências etc.


Mas o processo de se autoconhecer não é algo que fazemos de hoje para amanhã, requer observação, tempo e reflexão. Algumas ferramentas ajudam a você se conhecer melhor, como: meditação, ioga, mindfulness, processo de coaching, estudos filosóficos, psicologia cognitiva, psicologia comportamental etc.


Algumas dicas

Recentemente fiz o workshop Autoconhecimento que gera Resultado, que está totalmente online e gratuito no youtube, essa é a primeira dica, mas tenho mais...


Responder e refletir de forma sincera as perguntas que você mesmo se faz a respeito de si próprio é um excelente caminho para se conhecer melhor e, além disso exercite o ouvir o outro e interpretar sinais e feedbacks.


Fazer e responder perguntas sobre si mesmo permite estimular o autoconhecimento e te fazer refletir sobre suas atitudes, emoções e comportamento. Através das respostas também é possível mudar algumas atitudes em busca do seu desenvolvimento pessoal e profissional, segue algumas perguntas para você se fazer:


O que eu gosto de fazer e gostaria de fazer mais?

O que me faz bem?

O que não gosto de fazer de forma alguma e gostaria de parar ou de fazer menos?

Do que tenho medo?

O que me motiva?


Vai perceber que ao responder essas questões outras surgirão para te provocar uma reflexão mais profunda sobre si mesmo e assim ir gerando o autoconhecimento.



Até a próxima, com mais uma soft skill.


Abraço.

6 visualizações

© CONECTEDH - Todos os direitos reservados | Brasília - DF

entre em contato agora!!! >>>

whatsapp-logo-icone.png
  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn - círculo cinza